Dicas de escrita #3 Dissertações

20 de agosto de 2013



“No sentido mais corrente, língua é um instrumento de comunicação, um sistema de signos vocais específicos aos membros de uma mesma comunidade”. (Jean Dubois- escritor, ensaísta e jornalista francês).


Há, portanto, uma arte de escrever _ que é a redação. Não é uma prerrogativa dos literatos, senão uma atividade social indispensável, para a qual falta, não obstante, muitas vezes, uma preparação preliminar.
A arte de falar, necessária à exposição oral, é mais fácil na medida em que se beneficia da prática da fala cotidiana, de cujos elementos parte em princípio.
O que há de comum, antes de tudo, entre a exposição oral e a escrita é a necessidade da boa composição, isto é, uma distribuição metódica e compreensível de ideias.
Ninguém é capaz de escrever bem, se não sabe bem o que vai escrever.
Justamente por causa disto, as condições para a redação no exercício da vida profissional ou no intercâmbio amplo dentro da sociedade são muito diversas das da escolar. A convicção do que vamos fazer, a importância que há em dizê-lo, o domínio de um assunto  da nossa especialidade tiram à redação o caráter negativo de mero exercício formal, como tem na escola.

Em dissertação não devemos:
 

  • Usar “bolinhas” no “i”. Escreve-se “i” com pingos.
  • Escrever ” etc”,  pois pode causar dúvidas e em dissertação não pode haver dúvida.

5 comentários:

  1. Que legal o post... sinto que deveria escrever mais, com o blog tento aprender cada dia mais com a nossa língua mas te confesso que nossas ortográfia é bem complexa!

    Beijos Michellen
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com a complexidade da nossa língua, mas vamos tentar escrever numa linguagem culta, pois é fundamental para o nosso sucesso!

      Excluir
  2. Ótimas dicas, principalmente para vestibulandos...

    Obrigada pela visitinha ao meu blog.
    Sinta-se a vontade para voltar sempre, ok?
    Beijinhos ;*

    http://hannahmaffra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre que venho aqui tem um texto maravilhoso, gosto de todos. Parabéns Elyane beijus

    ResponderExcluir