RETROSPECTIVA 2020

28 de dezembro de 2020

 


 

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

 

 

QUE O NOVO ANO SEJA MARCADO PELO AMOR

 

 

É necessário acelerar o processo da escrita. A angústia chega a pressionar o peito, uma enorme sensação de perda de domínio das palavras.

Perdi alguns sentimentos; amores, desejos, minha memória foi deletada em parte. Meu conteúdo Literário esfacelou-se e preciso assumir a inexistência sentida!

Não há como recuperar o passado, a vida corre e não nos dá a oportunidade de reparos! As nuvens também passam ... tudo é efêmero e não há como recuperar momentos perdidos pela falta de observação e sensibilidade humana.

Muitos se aglomeram para festejarem a “passagem do ano”, outros se escondem, se interiorizam para a análise final, sempre há pessoas interessadas em projetos futuros, mas não fazem a reflexão do que passou, daquilo que vivemos e das lições que aprendemos ou não!

No início do ano percebo a esperança brotar nos olhos dos amigos, faço meus projetos e metas, mas não costumo sonhar sem um bom alicerce, pois a queda pode ser grande e não pretendo me machucar nessa fase da vida, onde o que mais me interessa é escrever sempre e até dormindo, pois me levanto muitas madrugadas para escrever pequenas frases no papel, e quando o dia amanhece, desenvolvo meu texto pensado durante o silêncio da noite!

Nas minhas observações tenho percebido que o sentimento de “Amor” é muito mais amplo quando nos referimos às mulheres, a sociedade nos impôs essa façanha! Aos homens foi ensinado a amar no sentido carnal, observo muito que são verdadeiros “animais em busca da presa”, muitos casais alegam problemas conjugais, pois o desejo sexual acaba e os parceiros não conseguem resistir à falta de “sexo”! Onde estava o “Amor” na relação?

Muitos homens adoecem e suas companheiras não os abandonam, são fiéis aos amantes e os acompanham nos momentos de dor e dificuldade, mas dificilmente isso acontece com os homens, não  se dedicam inteiramente às mulheres quando adoecem! Essa atitude é egoísta, mas muito comum e machista em todas as famílias, faço sempre essa colocação!

Afinal, o que é o verdadeiro “Amor”?

O Amor deve ser marcado pela tolerância e cumplicidade em toda a humanidade, sem distinção de sexo, credo, posição social ou raça!

A escrita flui e os sentimentos me dominam, estou repleta de letras e uma taquicardia constante!

 

 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o Amor.”(Coríntios 14)

 

 

 


 

 

 

 

 


10 comentários:

  1. Que o ano novo que vem surgindo seja de saúde e paz para você. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amém,minha querida amiga!
    sea muito feliz em 2021!
    www.elyaelacerdda.com

    ResponderExcluir
  3. Eliane! Delicioso o teu texto. E tão real! Tão maravilhosamente escrito!
    Te felicito pelo teu talento.
    Que tenhas um feliz Dia de Reis. Eles são muito generosos. Que a estrela mágica lhes indique a tua direção!

    Deixo-te o primeiro abraço de 2021

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, que delicia seu comentário!
      Escrevo para o MUndo e que assim seja !
      www.elyanelacerdda.com

      Excluir
  4. Olá Eliane!
    Passei para te deixar um beijo e desejar um maravilhoso final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida Eliane!

    Espero k você e família se encontrem bem, com saúde e felizes, apesar da Pandemia que grassa em todo o planeta. Eu estou bem, dando aulas e com mil cuidados. O frio aqui está demais. Zero graus em Lisboa. E eu que amo climas quentes!

    Li seu texto que, para além de mto bem escrito, nos põe a refletir. No final de cada ano, fazemos um balanço do que foi o nosso ano em termos de vitórias e derrotas, mas o passado não volta atrás para remendarmos erros. Vivamos o presente com vontade e força.

    A escrita é nossa companheira fiel e a ela tudo podemos falar e desabafar. Você é uma excelente escritora e eu escrevo umas coisinhas, apenas.

    Que somos nós, o mundo todo, sem amor. Ele é fundamental em nossas vidas. Nos faz muito felizes e nos ajuda a caminhar sempre em frente.

    Você está linda em todas as fotos de seu blog, mas aquela em k está fazendo uma selfie, está charmosa e glamorosa. Parabéns pelo seu lindo sorriso!

    Não se preocupe com a perda do meu outro comentário. Já aqui vai outro, inteirinho pra você.

    Beijos, boa semana e que 2021 seja um ano mais leve que o anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga poeta, que maravilha falar com vc!
      Obrigada pelos elogios, mas vc escreve muito bem, tenha a certeza disso!
      Vamos seguir nossa vida com Amor no coração e espero que o frio melhore por aí!
      Bjos no coração!

      Excluir
  6. Sempre é bom ler suas escritas elas transborda sentimentos.

    ResponderExcluir