Alguma Coisa

29 de março de 2017
poema



Alguma coisa
Acontece,
Explode no interior,
Desloca,
Interroga,
Desatina ao amanhecer.

Alguma coisa
Indefinida
Desata,
Devasta o ser.

Alguma coisa
Aparentemente leve,
Mas sólida como um vulcão latente
Desperfuma
                                  As rosas,
                                  Os jasmins,
                                  As flores do campo.

Alguma coisa
De imensa dimensão
Clara,
Vivida,
Transluzente,
Vive no coração dos homens.

Alguma coisa
Como uma solidão cadente.


Tratamento de Choque

25 de março de 2017
Fabricando Sonhos

                                                                                                                                                                                                                                                                              

Era mais ou menos o ano de 1955, ainda morava em Ipiau. Tive uma  "tosse convulsa", como dizia minha mãe. Era muito ruim e eu tossia, tossia, chegando às vezes a desmaiar... Lembro-me de que ela, como toda mãe,  ficava com muita pena de mim, pois não sabia  o que fazer. Tudo que lhe ensinavam, fazia imediatamente!
Bem perto de nós, morava um médico que já não mais exercia a profissão, por ter ficado quase cego em acidente de carro. Já era velho, não me lembro muito bem, mas devia ter uns setenta anos de idade!
“Mãinha”, não sabendo mais o que fazer com a tal  tosse, foi a ele e pediu que lhe indicasse o nome de um remédio bom, que me aliviasse!
Vejam só o que ele aconselhou minha mãe a fazer: ela deveria me levar à beira do rio pela manhã, e enquanto eu estivesse distraída, me jogasse na água e tirasse imediatamente, enrolando-me depois em um cobertor bem quente! Isso umas cinco vezes por semana.
Gente do céu! Eu sofri, viu? Levando em conta que minha vó já havia falado a mesma coisa, lá fomos nós! O pior é que a coitada da minha mãe tinha que levar um fogareiro aceso, para aquecer bem o cobertor. Ás sete horas da manhã caminhávamos para o local; eu, “mãinha” e o fogareiro já aceso. Como ele tinha uma alça, era mais fácil transportá-lo e também morávamos bem pertinho do rio, o que facilitava. Melhorei, mas, até hoje eu não entendo como não tive uma pneumonia. Foi DEUS mesmo, que teve pena de nós! Será que o médico estava certo?Sei lá... A verdade é que nunca mais tive a tal da "tosse convulsiva.”


Lúcia Mariniello- Autora decidiu não preservar a identidade!

Histórias de Viagem -Autor Rafael Magro

21 de março de 2017
Rafael Magro
Rafael Magro através desse livro, mostra a todos os leitores, culturas diferentes e até "micos" que pagamos, quando estamos em outro país e não sabemos nos comunicar através de sua língua!
O livro é bem divertido e posso dizer que aprendi muito mesmo, cheguei a dar gargalhadas com algumas passagens muito engraçadas, mas ficou bem claro pelo autor, que devemos nos policiar, pois em todos os países, quando percebem que somos estrangeiros e falamos "nada " ou "quase nada" de sua língua, estamos sempre propensos a pagar um valor muito maior do que o real em qualquer serviço prestado.
Rafael Magro

Mas também encontramos pessoas solidárias e amáveis, que nos ajudam e nos orientam com amor e sem interesse algum!
O autor um "mochileiro" nato, aprecia as viagens e vive cada segundo com intensidade!

Aconselho a compra do livro principalmente para os jovens de coração, que ainda pensam em viajar pelo mundo!

Rafael Magro














Rafael Magro


Oxum: a senhora do Amor

18 de março de 2017
Oxum


Oxum é um orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e umbanda.

Através de mamãe Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”, que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.

Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais.

Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.

As mulheres que desejam ter filhos dirigem-se a Oxum , pois ela controla a fecundidade, graças a seus laços com Ìyámi-Àjé (“Minha Mãe Feiticeira”). É chamada de Ìyálóòde (Iaodê) título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade. Numerosos lugares profundos (ibù), entre Igèdè, onde nasce o rio, e Leke, onde ele deságua na lagoa, são seus locais de residência. Aí, ela é adorada sob nomes diferentes, com características distintas.

Sincretismo religioso e a comemoração em 08 de dezembro

Oxum orixá feminina das religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé) é sincretizada com diversas Nossas Senhoras.

Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O dia 8 de dezembro é marcado por duas celebrações cristãs de significados distintos (quase antagónicos), que se confundem devido à semelhança das suas designações.

A evocação popular, tradicional, celebra a Nossa Senhora da Conceição (ou Concepção), isto é, celebra o arquétipo da Maternidade. Conhecem-se desde o século VII, nomeadamente na Península Ibérica, festas com esta evocação; até há poucos anos era nesta data, e não no primeiro domingo de Maio, que se celebrava o Dia da Mãe.

O conceito teológico oficial é o do dogma da Imaculada Conceição de Maria, definido pelo papa Pio IX em 1854, e nada tem a ver com o conceito popular: afirma que Maria, mãe de Jesus, teria também sido gerada sem cópula carnal de seus pais (Ana e Joaquim); celebra, por isso, a castidade. Esta ideia começou a surgir no século XII, tendo causado intensa polémica e sido rejeitada por importantes teólogos, incluindo São Bernardo e São Tomás de Aquino, e condenada pelo papa Bento XIV em 1677, até ter sido aceite como dogma em 1854.

A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI, que alegadamente sintetizaria um culto que em Portugal existiu muito antes de ser dogma, pelo menos na sua designação remete para o conceito popular, não para o conceito teológico afirmado pelo dogma. De igual forma, as freguesias portuguesas anteriormente listadas adoptaram a designação “Nossa Senhora da Conceição” ou “Conceição”, mas não “Imaculada Conceição”.

Em 8 de dezembro de 1904, em Lisboa solenemente lançou-se a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinquentenário da definição do dogma. Ao ato, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representadas muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país, sendo a mais antiga a da atual freguesia dos Anjos, que foi instituída em 1589.

No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição.

Oxum na África

Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun, que corre na Iorubalândia, região nigeriana de ijexá e Ijebu.

É representada pelo candomblé, material e imaterialmente, por meio do assentamento sagrado denominado igba oxum.

É tida como um único Orixá que tomaria o nome de acordo com a cidade por onde corre o rio, ou que seriam dezesseis e o nome se relacionaria a uma profundidade desse rio.

As mais velhas ou mais antigas Oxum são encontradas nos locais mais profundos (Ibu), enquanto as mais jovens e guerreiras respondem pelos locais mais rasos. Ex.: Osun Osogbo, Osun Opara ou Apara, Yeye Iponda, Yeye Kare, Yeye Ipetu, etc.

Em sua obra Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns, Pierre Fatumbi Verger escreve que os tesouros de Oxum são guardados no palácio do rei Ataojá.

O templo situa-se em frente e contém uma série de estátuas esculpidas em madeira, representando diversos Orixás: “Osun Osogbo, que tem as orelhas grandes para melhor ouvir os pedidos, e grandes olhos, para tudo ver. Ela carrega uma espada para defender seu povo.”

O Festival de Oxum é realizado anualmente na cidade de Osogbo, Nigéria. O Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Oxum, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2005.

Ọṣun-Oṣogbo ou Bosque Sagrado de Osun-Osogbo é uma floresta sagrada às margens do rio Oxum que se encontra na cidade de Oṣogbo, Nigéria.

Características dos filhos da orixá Oxum

São extremamente vaidosos e conquistadores, adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando. São obstinadas na procura dos seus objetivos.

Oxum é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem as suas finalidades; atrás da sua imagem doce esconde-se uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.

Têm uma certa tendência para engordar, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles. Gostam de festas, vida social e de outros prazeres que a vida lhes possa oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.

Não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor-próprio é muito maior. Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém.

Graça, vaidade, elegância, uma certa preguiça, charme e beleza definem os filhos de Oxum, que gostam de jóias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro.

O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado. Talvez por isso, algumas das maiores Yalorixás (mães-de-santo) da história do Candomblé, tenham sido ou sejam de Oxum.

Qualidades de Oxum

Kare – veste azul e dourado, cor do ouro. Usa um abebé e um ofá dourados.
Iyepòndàá ou Ipondá – é a mãe de Logunedé, orixá menino que compartilha dos seus axés. Ambos dançam ao som do ritmo ijexá, toque que recebe o nome de sua região de origem. Usa um abebé (espelho de metal) nas mãos, uma alfange (adaga), por ser guerreira, e um ofá (arco e flecha) dourado, por sua ligação com Oxóssi. É uma das mais jovens.
Yeye òkè
Iya Ominíbú
Ajagura
Ijímú
Ipetú
Èwuji
Abòtò
Ibola
Gama (Vodun feminino da mesma energia de Sakpatá, incorporado ao culto Yorubá através de sua concernente Oxum)
Oparà ou Apará – qualidade de Oxum, em que usa um abebé e um alfange (adaga) ou espada. Caminha com Oya Onira, com quem muitas vezes é confundida. Diferente das outras Oxuns por ter enredo com muitos Orixás, vem acompanhada de Oyá e Ogum.

Culto a Oxum

Dia principal de culto: Sábado
Comemoração Anual: 08 de dezembro
Cores: Amarelo, ouro, rosa, azul claro
Símbolo: Leque com espelho (Abebé)
Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas)
Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
Saudação: Ora Yêyê Ô!
Velas: branca, rosa e azul clara
Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc.


Vídeos

·         Canto para Oxum (Oro mi maió): https://www.youtube.com/watch?v=yJIVLsxa8Sw

·         Ponto de Oxum: https://www.youtube.com/watch?v=f7HNfRPtiTA

·         Louvação á Oxum - Maria Bethânia: https://www.youtube.com/watch?v=QKpeQFybYRw


Oxum



BIO


Thiago Muniz é colunista do blog "
O Contemporâneo", dos sites Panorama TricolorEliane de Lacerdablog do Drummond e Mundial News FM. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.

Dicas para Cuidar do Cabelo no Outono

15 de março de 2017
Cabelo


  • Outono Inicia Dia 20 de Março e Termina no dia 21 de Junho 2017.
  • No outono os dias são menores, o horário usado é o de inverno, o clima vai ficando mais frio com ventos fortes e o ar menos úmido.
  • O cabelo tende a sofrer mais quedas nas temperaturas mais fortes de frio ou calor e seu cabelo ainda pode ficar mais ressacado, excesso de oleosidade na raiz, mais sujeito a caspa e micose.
  • Manter uma Rotina e fazer o cabelo parar de cair e crescer pode ajudar a sempre ter cabelos bonitos, fortes e brilhantes.
  • Cuide bem do seu cabelo, use produtos de qualidade ou receitas caseiras com produtos naturais, não deixe o cabelo exposto as temperaturas extremas de frio ou quente, evite químicas fortes e sofrer agressões com força ao desembaraçar ou prender.
  • O principal é o que vem de dentro para fora, então beba bastante agua e leve uma vida saudável e terá além de cabelos mais bonitos, pele mais jovem e uma boa saúde.


Outono

Como Decorar Apartamentos Pequenos

12 de março de 2017
Como decorar apartamentos pequenos


Quem vive num apartamento pequeno, provavelmente, já deve ter passado por uma situação complicada na hora de comprar um jogo de sofás ou guarda-roupa grande. E isso tem um bom motivo: falta de espaço. Não é fácil conseguir um móvel que se adeque perfeitamente às medidas de um apartamento pequeno, sendo que muitas vezes o problema já começa na hora de trazê-lo, quando ele precisa passar pela porta. É complicado. Outro problema de decorar apartamento reduzido, é que os móveis prontos nem sempre ficam bem acomodados dentro dos cômodos, permanecendo tortos ou ocupando mal o espaço.

A cor e os objetos que irão compor a decoração também devem ser bem escolhidos, de modo a valorizar os cômodos e melhorar a sensação de espaço dentro deles, caso contrário, a sensação de aperto poderá ser ainda maior. Tendo isso em vista, preparamos algumas dicas e truques que podem valorizar a decoração de apartamentos pequenos e evitar essa situação. Veja a seguir!
decorara apartamentos pequenos

1 – Comece a decoração pela escolha das cores

A primeira coisa a se fazer na hora de decorar é escolher bem sua paleta de cores das paredes, tetos e pisos, dando mais importância aos tons mais claros e, de preferência, às tintas brilhosas, mais reflexivas. Isso porque elas possuem a propriedade de dispersar melhor a luminosidade, o que acaba provocando a sensação de que o cômodo é mais amplo. Trata-se de um efeito visual, mas que já começa a deixar o ambiente pequeno mais valorizado.

A mesma coisa deve ser feita ao se escolher móveis, pois os de tons claros podem ajudar a ampliar esse efeito. Também é possível optar por móveis metálicos, já que tendem a serem mais brilhosos, o que auxilia nessa impressão de “aumento”. Móveis transparentes ou semitransparentes também são recomendados para locais pequenos, pois parecem ocupar menos volume.

Decoração de apartamentos pequenos

2 – Use móveis planejados e multifuncionais


Ao invés de comprar móveis prontos, que tal optar pelos planejados? Além de servirem exatamente para o tamanho de cada cômodo seu, você ainda poderá personalizá-los deixando-os a sua cara!

Os móveis multifuncionais também merecem relevância, pois acumulam funções de dois ou mais móveis, economizando espaço. Pode ser um sofá-cama, um guarda-roupa com cama ou tábua de passar embutida, um sofá com gavetas, pia com múltiplas gavetas etc. As opções hoje são variadas, e se procurar bem na internet dá para achar ótimas sugestões de móveis do tipo!


Decoração de apartamentos pequenos

3. Atenção aos detalhes e objetos

Para compor a decoração de um apartamento pequeno, é importante optar por objetos decorativos que realcem a luminosidade do ambiente. É desse modo que você poderá obter efeitos visuais de “aumento” de espaço. Por exemplo, é comum usar espelhos nas paredes para ajudar a melhorar a sensação de tamanho de um cômodo, especialmente os espelhos grandes. É comum também utilizar quadros ou papéis de parede, isso ajuda a realçar bastante.

Do mesmo modo que na dica 1, dá para se usar objetos metálicos na decoração, pois eles possuem propriedades reflexivas bem próximas às dos espelhos. Isso, é claro, se sua superfície for lisa, brilhosa e estiver bem limpa.

Também é importante usar luminárias, muitas delas, pois a iluminação é aliada dos locais pequenos. Ela é a responsável pela sensação de ambiente mais amplo, por isso vale a pena usar abajures, arandelas, spots de iluminação, plafons, pendentes, lustres, luminárias de chão etc.
Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de comentar!

O Segredo de uma menina

10 de março de 2017
Fabricando Sonho


Ainda muita criança, beirando os seis anos de idade, morava com meus avós maternos e uma tia, numa cidadezinha do interior da Bahia. Um pouco distante do centro da cidade, quase num sítio que se chamava “Lagoa Comprida”. O que dividia o nosso sítio do centro era uma grande área de arame farpado e uma cancela ou “porteira” para alguns!
Lá era muito frio e vivíamos atrás de qualquer réstia de sol para aquecermos um pouco. Eram muito divertidas as tardes ensolaradas em que eu saía com minha avó ou minha tia e ficava na cancela para ver o movimento do centro da cidade; passavam pessoas para a missa, todas muito bem vestidas, passavam crianças que saiam da escola, passava o velho do quebra queixo sempre batendo seu triangulo, como que despertando nas crianças a vontade de comer um bom pedaço desse doce. Tudo para mim era novidade, eu me deliciava com aqueles momentos. Meu avô ficava sempre na cidade para cuidar dos negócios, e passava o fim de semana com a gente. Quando ouvíamos o rangido da cancela, aquele rangido comprido, pois ele abria até o fim para dar passagem a alguma tropa que ele trazia da cidade ou de outros lugares. Era uma alegria só. Até aí era tudo felicidade, a começar que eu era a neta privilegiada por ser a primeira. Nem minha tia e minha avó não me deixavam sentir falta da minha mãe, que até então eu não conhecia. “Aí é outra história!”
Eu me sentava no colo do meu avô, que me acarinhava e me contava histórias. Os parentes me prometiam que assim que minha mãe melhorasse, o mais breve possível, eu iria conhecê-la. Todos os carinhos necessários eu tinha, eles espalhavam afeto, dando sentido assim à minha infância, sem a presença da minha mãe.
Certo dia, eu e minha tia fomos dormir com meu avô, na casa grande da cidade e terminamos ficando a semana toda. Era de hábito meu avô tomar sol no quintal, antes do café da manhã, sentado em sua velha cadeira de vime debaixo das parreiras. Minha tia tirava o mais belo cacho de uva; todos ficavam dentro de um saquinho para ficar livre de agressões, e me chamava para eu levar para meu avô, que ao receber me colocava no colo e chupávamos todo o cacho.
O Segredo de uma menina

Faltando poucos dias para seguirmos todos para a Lagoa Comprida, eu já não aguentava mais de saudade de minha avó; tudo ocorria do mesmo jeito, mas só uma coisa saiu errada neste dia; eu acordei mais tarde e meu avô já se achava sentado na velha cadeira de vime, tomando o seu sol como de costume. Mas, o cacho de uva estava no chão... corri para pegá-lo na ânsia de ajudar, mas sua mão não dava sinal de vida. Sua cabeça estava toda virada para baixo como se ele estivesse tirando um belo cochilo. Chamei ligeiro  minha tia, que veio quase que voando, da cozinha para o quintal. Acudido por ela, e logo em seguida por outras pessoas, meu avô foi carregado para dentro de casa.
Minha tia se desespera! Ela chamou meu avô por várias vezes e ele não dava sinal de vida. Ele estava morto! Morrera ali... embaixo das parreiras com o seu cacho de uva na mão. Eu que não conhecia os mistérios da morte, fiquei ali no canto, assustada vendo o movimento de pessoas chegando e saindo; Meus tios, que moravam em outros lugares distantes, vizinhos prestando solidariedade, amigos... foi um verdadeiro pesadelo!
Na minha imaginação fantasiosa,  achava que tudo não passava de um sonho e que ao acordar estaria tudo do mesmo jeito. Por alguns momentos todos esqueceram a minha presença, todos choravam a morte de meu avô. No outro dia, quando acordei, lá estava meu avô no centro da sala, dentro de um enorme caixão coberto de saudades. Alguns rezavam, outros choravam, outros cochichavam; para mim, nada daquilo  fazia sentido, tinham me falado que eu não ia mais ver meu avô, que ele agora ia ficar com “papai do céu”. Minha tia chegou perto de mim, pegou-me no colo e fomos para o quintal. Nesse momento, chegaram mais dois tios e todos falaram ao mesmo tempo: - Lucinha, hoje você vai ficar com sua avó lá na Lagoa Comprida, “Necão” leva você. “Necão”, era uma espécie de servidor da família. – Só que você vai nos prometer não contar nada para sua avó. Não conte a ela que seu avô morreu, ela não pode saber, ouviu bem?
Amanhã iremos todos para lá. E assim, todos juntos, será mais fácil falar. Eu sinceramente não entendi nada.
Amanhã – continuou meus tios – sua mãe também estará aqui, você vai conhecê-la e se quiser irá morar com ela em uma cidade maior, que tem um rio muito grande para você brincar. Mas não conte nada ouviu bem? Outra coisa, quando o sino da igreja tocar, você chama sua avó para passear com você e fique na cancela para ver o enterro passar. Assim ela não ficará tão sentida quando souber a verdade. Levaram-me para Lagoa Comprida. Minha avó espantou-se ao ver Necão chegar comigo sozinha, mas logo ela se convenceu com a história que ele contou.
Quando ao cair da tarde,  ouvindo o sino tocar lembrei da triste incumbência de chamar minha avó para a cancela. Ela não desconfiou  nada, porque já era de costume fazermos estes passeios.
Passado alguns momentos, lá ao longe, se avistava uma multidão  caminhando lentamente, trazendo um caixão segurado por quatro pessoas. Naquela hora  senti que alguma coisa estava me angustiando, não chorei, não sorri, não falei nada; fiquei muda,  ainda era muito pequena para saber que espécie de sentimento era aquele que me oprimia o coração. Minha avó comentou comigo: - Lá vai mais um para a morada eterna! Deve ser gente muito importante dada a quantidade de pessoas que acompanham.
E assim,  passados quase cinquenta anos, olhando fotos antigas,  sei porque em todos os enterros de anjos e crianças que eu ia, lá estava eu na frente com a capela na mão. – Naquele tempo era de costume tirar foto de enterros e guardá-las como lembrança.
Era como se eu quisesse suplantar aquele momento tão único que tiraram da minha avó. Até hoje é a lembrança mais nítida da minha infância. Uma velha cadeira de vime, uma menina numa cancela vendo um enterro passar e sem poder falar com a avó, que aquele ali que iam levando... era o seu marido!

Lúcia Mariniello   

 A autora optou por não preservar a identidade!.


Doenças Femininas mais comuns e como evitá-las!

6 de março de 2017
Doenças femininas
5 Doenças Femininas mais Comuns e Como Evitar

08 de março Dia da Mulher! Tudo começou com uma manifestação das mulheres russas pedindo melhores condições de vida em 1917 e virou até feriado nacional em alguns países.
No Brasil se vê muito desconto em lojas e entrega de flores para mulheres, um gesto de carinho que a maioria das mulheres gostam e para deixar esse dia ainda mais legal vamos falar das doenças que acometem as mulheres para você evitar e cuidar do mais importante que é a saúde.

1.Câncer de Mama
O cancro da mama é atualmente o mais temido, e tipo de câncer por ano é diagnosticados em cerca de 6500 mulheres, mas pode ocorrer entre os  homens. Segundo as estatísticas, a doença vai sucumbir a uma em cada quatro mulheres.
O câncer de mama, mas também em caso de ocorrência de câncer é relativamente tratada com sucesso e completamente curada. É importante apenas com a prevenção. Para as mulheres, deve ser a base para um completo autoexame da mama, que é um suplemento para mamografia e triagem.

Realizar o auto exame de mama a cada mês, logo após a menstruação, quando a glândula mamária está em calma hormonal. Se você descobrir qualquer alteração na mama na forma de nódulos ou assimetria, não entre em pânico, mas também não subestime esta mudança. Faça uma consulta com o seu médico para um exame ou para localizar um centro especializado.
Um exame mais aprofundado das áreas de prevenção importante é a mamografia, que também pode ser complementado com o exame de ultrassom. Agora, o ultrassom é o primeiro método de escolha para mulheres com menos de 40 anos de idade, porque a glândula mamária é muito bem arranjada.

2.O Câncer do Cólon e do Reto
No caso do câncer do cólon e do reto é um das mais frequentes ocorrências deste tipo de câncer nas clinicas médicas. Cada ano é um tumor maligno do cólon ou do reto diagnosticados em cerca de 7800 indivíduos.
Na maioria dos casos, a causa exata do cancro do cólon e do reto é desconhecida, mas os fatores de risco que aumentam a possibilidade de desenvolver a doença. Além dos idosos (a maioria dos pacientes com este tipo de câncer é na faixa etária acima de 50 anos) e a predisposição genética é o fator mais importante na composição da dieta.

O maior risco é a ingestão excessiva de gorduras de origem animal, carne vermelha e embutida. O risco também aumenta na preparação inadequada de carne, que incluem fritar, grelhar e assar. A ameaça de câncer é mais afeta naqueles que têm ingestão desproporcionalmente alta calórica e a obesidade associada. Não ajuda  por consumo excessivo de álcool, e especialmente de cerveja .

A prevenção do cancro do cólon e reto é extremamente simples e não há nenhuma razão para que o número de pacientes com este tipo de doenças vem aumentado! É importante para limitar o consumo de gordura animal e vice-versa incluídos na dieta diária de frutos frescos e vegetais e alimentos ricos em fibras.
As maiores chances de uma cura completa para este tipo de câncer é quando interceptado o câncer numa fase muito precoce. Nesta fase, o tumor pode secretar uma quantidade de sangue muito pequena nas fezes, mas que não pode ser visível a olho nu. Portanto, é importante se submeter regularmente a testes regulares.

3.Cancros dos Órgãos Genitais
Câncer genital inclui os cânceres de colo do útero, ovários, e cânceres raros da vulva, câncer de vagina ou muito raro da placenta. Câncer genital causa em cada ano cerca de 11.500 mulheres e quase três mil morrem a partir dele!
Prevenção do câncer genital é muito importante porque graças a ele pode pegar o câncer em um estágio inicial e, portanto, tratada com sucesso. Paradoxalmente, no entanto, a prevenção completa adere apenas 42% das mulheres!
Uma arma importante para a detecção de câncer de mama em órgãos genital é visitas regulares a exames ginecológicos, mas muito negligenciada. Prevenção igualmente eficaz de vacinação contra o cancro do colo do útero, em torno do qual existem muitos mitos.
O câncer cervical causando vírus que carrega o corpo quase todas as mulheres, mas até 35 anos de idade é capaz de se livrar dele com bastante facilidade. No entanto, se este vírus infecta mesmo depois de 35 anos, há um risco aumentado de câncer cervical.

Defesa é a vacinação tão eficaz. Este é o mais seguro antes do início da vida sexual, mas também mais tarde na idade tem o seu efeito sobre a prevenção do cancro. Então, se você tem um parceiro cerca de 30 anos, que são sexualmente, você deve considerar a vacinação contra o cancro do colo do útero. O aumento do risco está na relação sexual desprotegida associada com parceiros frequentes.

4.Câncer de Pâncreas
O câncer de pâncreas é entre o tipo mais grave de câncer. E também porque é normalmente encontrado em um estágio muito avançado em que o tratamento é muito difícil. Se o tumor afetam caminhos eferentes o câncer de pâncreas pode ser diagnosticado em um estágio inicial, quando a vítima sofre grande dor no abdômen. No entanto, quando desafiado as pâncreas, efetuam o tumor em um estágio avançado.
Os sintomas mais comuns são perda de peso, amarelecimento da parte branca dos olhos e da pele, vômitos, dor abdominal e fadiga.

Tal como acontece com outros tipos de câncer não é conhecida à causa direta, mas mesmo aqui encontram  fatores de risco. Entre estes estão, é claro, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool , assim como a predisposição genética, diabetes ou pancreatite crónica.
A melhor prevenção é de um estilo de vida saudável, bem como fazer exames de sangue e urina, a partir do qual é possível observar este tipo de câncer. Incidência de câncer de pâncreas também pode ser detectada por meio de tomografia computadorizada ou ultrassom.

5.Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão cai na maioria dos doentes fumantes entre 55 e 65 anos e, infelizmente, três quartos de captura em um estágio avançado, quando não faz sentido se submeter à cirurgia.
Anualmente captura aproximadamente 6.000 casos de câncer de pulmão, aos quais as matrizes 80% dos pacientes.
Maior risco, sem surpresas em grandes fumantes, tanto ativo, bem como passiva. O cancro do pulmão, também ameaça os nãos fumantes. É o suficiente, se você estiver com sobrepeso, não comer bastantes frutas e legumes e viver em uma cidade grande com ar poluído. Os fatores de risco de curso incluem álcool e stress.

Se você quiser prevenir o câncer de pulmão, para de fumar e se envolver em sua dieta de cinco porções de frutas e verduras diariamente. Também importante é obter o suficiente horário de sono e fazer exercício.

Excesso de Peso e o Câncer
A obesidade não é um problema exclusivamente feminino mas é com certeza um dos problemas mais preocupante para as mulheres além de ser um problema de saúde é também de beleza estética.
A obesidade traz consigo vários riscos a saúde em um nível mais elevado como a obesidade II e III a pessoa passa a ter pressão alta, diabetes tipo 2, colesterol, inchaço, fadiga e outros.
A maioria das pessoas obesas são devido à má alimentação e sedentarismo, isso complica outros riscos a saúde da mulher como câncer de mama, outros canceres, distúrbios menstruais, cólicas, dor de cabeça, osteoporose e outros.
Isso porque pesquisas já demonstraram que alimentação incorreta e falta de atividade física aumenta os riscos de todas as doenças citadas e a não mudança de habito compromete o resultado do tratamento. Inicie com um bom plano diário como uma boa dieta para emagrecer e exercícios leves.