O Sentimento Nacionalista

16 de junho de 2014


Não é novidade para os Brasileiros, que vivemos um momento de muito questionamento com relação à saúde, educação, transporte, segurança pública, moradia e mobilidade urbana, motivo de inúmeras manifestações ,desde junho do ano passado, as  conhecidas “Vozes das Ruas”.
Mas em plena “Copa do Mundo”, sediada em nosso pais, e com certeza, criticada por muitos, pelos altos gastos investidos em obras absurdas, faraônicas e desnecessárias, que poderiam ser direcionadas às carências nacionais, somos levados a acreditar que a “Copa do Mundo” vai amenizar nossas fraquezas, desigualdades sociais e impunidades.
Pensei seriamente em não assistir ao jogo, mas não foi possível resistir, pois eu precisava torcer pela “seleção”, que simbolizava minha Nação, e me senti responsável pela alegria da casa; fiz pipocas e comemos com refrigerante, tentei o tempo todo reagir, e não deixar que o pensamento negativo influenciasse o “show”, que assistíamos em nossa sala.
Na abertura, quando ouvi o Hino da minha Terra, não foi possível esconder a emoção; amo essas matas verdejantes, esse povo sofrido, mas que ainda sabe sorrir de verdade, e muitas vezes , faltando até “dentes” ;não por desleixo, mas por falta de assistência dentária pública .É um povo ingênuo, carente e incomparável , doutor em comunicação e hospitaleiro nato.
Não devemos alimentar o sentimento de desesperança, temos que influenciar a todos com o sentimento de “Amor à Pátria”, só assim teremos forças para lutarmos por nossos direitos e cumprirmos com nossos deveres.
O que dirão ,após a Copa, as “Vozes das Ruas?”
Essa foi uma experiência que me trouxe muitas lembranças, pois foi a primeira Copa que passei sem algumas pessoas queridas, senti um vazio no peito, mas a caminhada continua...
As transformações existem para nos fazerem crescer, somos frutos de um passado, mas temos que deixar um legado, para que sejamos  lembrados no futuro.


Meu Brasil,
Meu coração é verde e amarelo,
E bate como o rufar dos nossos tambores!

39 comentários:

  1. Acho que o sentimento de Copa do Mundo deve se estender por todos os dias. Porque é na Copa que somos patriotas, é na Copa que somos verdadeiramente brasileiros. Embora seja um mero evento esportivo, o sentimento que a Copa trás é de cumplicidade, união e patriotismo que deve ser imposto em todos os dias - principalmente - dos brasileiros! Beijocas e amei o post.

    www.sabiapoetisa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu acho que essas vozes das ruas estão meio exageradas, essas manifestações de mentira, onde tem violência, quebra-pau, falta de respeito, não é vozes da ruas, na minha opinião, são vozes de quem quer desmoralizar, anarquizar e esculachar a luta de muitos que tem razão de sobra pra manifestar, pois estão fazendo sua parte. Eu achei ridícula aquela vaia a presidente, ela levou nas costas toda a selvageria e falta de educação dos brasileiros que estavam naquele estádio, supostamente fazendo uma manifestação contra os gastos com a copa, mas pagaram 1000 reais pelo ingresso. Sei lá,acho que nem todos tem motivos pra manifestar, tem que fazerem sua parte, e isso se faz nas urnas, onde muitos votam até por deboche. Quanto a seleção e a Fifa, nenhuma tem culpa disso tudo e Dilma nem era presidente quando o Brasil se candidatou para sediar a copa do mundo. Minha humilde opinião, beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão,Lisiane!
      Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  3. Lindona, são vários os conflitos e tem momentos que não sabemos se ouvimos o coração ou a razão.
    www.labellepaty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,querida!
      Vamos observar e discernir, não acha melhor?
      Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  4. Eu não sou contrária a eventos sejam esportivos ou de outra natureza, sou contrária a um país que vive reclamando de falta de verbas, e faz estádios bilionários sendo que o mesmo tem carências muito mais urgentes.

    Torço pelo meu país mas não por um evento que vai passar e deixar dívidas diversas e que o povo já tão sofrido é quem vai pagar essas dívidas.

    Se sou patriota? Sim eu sou, mas isso não significa que eu tenho de concordar com um evento desses sabendo da realidade em que vivemos. Eu tenho moradia própria, uma vida estável graças a Deus, mas não me conformo só com isso, quero as pessoas que conheço tendo o mesmo direito, da mesma forma que acho que mereço ter um convênio médico descente, e nem falo em poder viajar ou comprar bens matérias, mas se eu mereço o básico, meu povo do qual eu me orgulho, também merece.

    Manifestações pacíficas sou a favor, mas não sou a favor da violência nem dos arruaceiros, isso não são manifestantes, são pessoas que querem o país na mesma situação que já se encontra, então usa esse artifício quebrando bens alheios para desacreditar o direito de um povo manifestar suas reivindicações que por sinal muito justas.

    Enfim, eu sou patriota, amo esse povo que luta diariamente pra receber um salário injusto, mas não posso ser conivente com aquilo que eu não acredito.

    Ótimo texto Elyane,
    bjos té mais ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Minda!
      É sempre um prazer enorme receber sua visita e comentários.

      Excluir
  5. Eu sou contraio a copa e favor da educação.
    http://nipponpress.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei seu texto, concordo que nessa época temos que exercer nosso patriotismo. exaltar nosso amor a pátria, passar isso a nossos filhos para que possam lutar por algo melhor. essas manifestações que so tem quebra quebra e gente machucada não leva a lugar nenhum. Primeiro temos que amar nosso pais para querer o melhor pra ele.
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sei que nosso país está passando por momentos difíceis, não consigo escultar o hino nacional e não me emocionar é contagiante não consigo explicar. Temos que mostrar nossa força na hora de votarmos, e não vendermos nosso voto por migalhas. Se o povo não tiver educação fica fácil manipular é isso que eles querem. Como você fala no texto não devemos alimentar o sentimento de desesperança. Vamos reagir nas eleições \o/. Muito legal seu texto amiga, adorei. Beijos
    Blog www.nalvafaustino.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Elyane, tudo bem???
    Então menina essas questões sobre a manifestação é bem difícil de falar porque são muitas opiniões e bem diversificadas... Eu simplesmente acho errado fazer manifestação com um ano antes da copa e mais ainda isso tinha que ter acontecido quando o Brasil se inscreveu para ser sede, mas enfim vai entender a cabeça das pessoas.... infelizmente essas questões sociais sempre existiram e não estão nem melhor e nem piores com a copa... vamos ver o que vão fazer nas eleições... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, vamos aguardar e só observar, não é verdade?
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Sempre assisto os jogos da copa. Qto as manifestações, o povo acordou tarde pra protestar quando a vaca já tinha ido pro brejo mesmo.
    big beijos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Eliane!!
    Realmente não tem como não assistir, não torcer. A solução é o povo brasileiro não desistir de ir às ruas para cobrar o direitos básicos do ser humano, como saúde, educação, segurança.
    Gostei muito do seu post.
    Abraços
    http://deiarteamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Realmente,quando ouço o Hino,o coração bate mais forte.
    Mas ando muito triste com tudo que vem acontecendo no nosso País.
    Bjs minha escritora mega talentosa
    http://megapracima.blogspot.com.br/2014/06/hellou-meus-amores-esses-dias-comprei.html?showComment=1403042694983#c6953900399496922986

    ResponderExcluir
  12. Torça mesmo abertamente pelo Brasil e agora mais feliz e com a consciência tranquila. Nosso país vem assumindo posições de destaque em cidadania e direitos humanos. Aliás, vem se distinguindo até mesmo quando medido com a régua imprópria dos ricos, pois a economia também está bem. Com relação aos gastos com a copa, pode ficar em paz. O montante comparado ao que o país investe em educação ou saúde, é insignificante. Se essas áreas não estão como queremos, é porque não basta dinheiro que é um recurso imediato. O mais difícil é a mudança cultural. Aprendemos a acreditar que o serviço público é ruim porque é nosso. Uma autodestruição injustificável.Não é simples e nem rápido, mas estamos no caminho certo. Com determinação chegaremos lá. Mas será necessário discernimento para saber desviar dos muitos obstáculos que são colocados à nossa frente. O pior deles, a manipulação das informações pela imprensa. Não é fácil e nem simples. O ideal seria que a sociedade se organizasse e acompanhasse todas as ações públicas, mas nos ensinaram a votar e aguardar que as coisas melhorem. Agora teremos que mudar essa postura. Será a parte mais difícil, mas continuaremos tentando. Vamos em frente! Nosso futuro está aqui e agora, em nossas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querido amigo!
      Vamos em frente!!!!
      Sua visita foi um grande prazer, volte sempre!

      Excluir
  13. Ixi, esse assunto é bem polêmico, mas com hospitais ou não eu sou Brasil. Este é meu país e vou torcer até o fim e chorar se não ganhar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. O q está feito, feito está. Agora é torcer para q tudo ocorra sem mtos problemas e da melhor forma possível. Q as eleições sejam o nosso verdadeiro e eficaz protesto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fábio!
      Resta-nos esperar pelas eleições!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  15. Gostei do seu texto, parabéns. Ser nacionalista não é só torcer pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo, ser nacionalista é amar o país mesmo com as suas deficiências, assim era o grande Ayrton Senna, foi com ele aprendi ser esse nacionalista, eu não sou contra o meu país e sim contra políticos corruptos (não importa o partido).

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,Arthur!
      Vamos torcer pelo nosso país!
      Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  16. Adoreiii o texto, é logico que torço para ganharmos a copa, mas tenho medo que com essa vitoria traga uma falsa alegria ao povo brasileiro e com isso o esquecimento!
    Bjusss
    Blog Erika Koesterke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita,Érika!
      Penso da mesma forma, pois temos memória curta.

      Excluir
  17. ola gostei de ver blog nao conhecia ,seguindo aqui sucessos p vc!!bjjss
    http://companhiadabelezabyalineoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito triste ver um país bonito abandonado pelo governante, e o sofrimento do povo brasileiro, obrigado por visitar, eu sigo seu blog há algum tempo, todos os seus posts são muito bem apreciados ótimo, beijo.
    http://www.ficarbem.com/

    ResponderExcluir
  19. Sinto pelo teu vazio.
    As pessoas estão confundindo o Brasil com o governo. Futebol com política.
    É isto aí, torcer pela seleção não significa fechar os olhos para os problemas.
    Bjs

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, Claudio!
      Não podemos confundir o Brasil com o governo!
      Obrigada pela visita,amigo!

      Excluir