As favelas e os favelados

30 de janeiro de 2014


Há alguns dias  me lembrei de uma noite, que ficou muito registrada em minha mente. Eu e alguns amigos do trabalho estávamos reunidos para comemorarmos nosso próprio encontro, pois cada um na sua correria diária, muitas vezes não achávamos tempo para trocarmos ideias sem compromisso, pois o trabalho ocupa nossas vidas, e é maravilhoso quando sentimos que somos muito úteis de alguma forma, que somos profissionais comprometidos, que vestimos a camisa de nossa empresa, e exatamente este sempre foi o nosso propósito.
Quando todos estavam descontraídos, música ao vivo de primeira qualidade, uma satisfação total no sorriso de cada um, um colega comentava o fato de que as pessoas que têm mania de tirar muitas fotos são pessoas “faveladas” e que a “favela sempre fica dentro destas pessoas”, mesmo que melhorem financeiramente e façam viagens ao exterior, não há como esconder ...fiquei assustada com tanta discriminação social , sinceramente pensei a respeito por muitos dias, questionei a mim mesma sobre esta colocação preconceituosa e ridícula, pois a “favela” (comunidade)é um lugar onde pessoas honestas também residem, pessoas menos favorecidas financeiramente, que não foram privilegiadas com bons colégios, boa alimentação, talvez até bons relacionamentos políticos( famoso Q.I ).
O que este” Pobre” amigo pensa sobre ser “Favelado”?
Faltou-lhe a famosa “elegância”, o que não faz parte de seus princípios, quando se trata de pessoas carentes economicamente, foi grosseiro !
“A favela sempre fica dentro das pessoas” mesmo que melhorem sua vida financeira!
É um julgamento “desumano” e não merece respeito, precisamos entender as diferenças sociais, que devastam nosso país .
Sabemos que na “favela” vivem  traficantes e que comandam os crimes, os tráficos e os moradores temem e obedecem suas ordens, mas não podemos generalizar, pois a “favela” existe justamente em consequência da desigualdade social gritante, e o muro que separa as mansões e os barracos nos arrastam para a verdadeira realidade Brasileira!
Que meu amigo me perdoe, mas sua insensibilidade é tamanha, que não consegue perceber que todos somos capazes de seguirmos numa estrada decente, digna, mesmo sem posição social de poder. O fato é que precisamos entender as diferenças, e tentar inserir na sociedade estas pessoas   através da EDUCAÇÃO.

11 comentários:

  1. Concordo plenamente.

    Beijos
    Mulher Antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  2. Realmente , Educação é o principal para diminuir a diferença social no Brasil.
    Mas o que seu amigo citou , é falado pelos próprios moradores de comunidade.... Pois tenho amigos que moram/moraram em "morro, favela,comunidade" , como queiram falar,e eles mesmos falam, quando "fica bem de vida " e realizam uma festa grande por exemplo : " A gente sai da favela , mas a favela não sai da gente" ! Já ouvi muito isso. Mas eu entendo que seja por causa da "raiz" , da origem dela, não esquecer que veio de "baixo " e conquistou o que queria . Pelo menos meu amigos falam isso com este propósito.
    Agora não sei qual a "intenção" de seu amigo ao falar isso. Talvez ele tenha ouvido alguém falar ....e simplesmente repetiu .

    Bj
    FB
    www.soultodamulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. concordo mt com isso, vc é muito boa com as palavras *--* blog perfeito o seu.
    bjs
    FB - http://flyawaygo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. As pessoas tem preconceito mesmo não conhecendo (a mídia é muito responsável por isso - mais não é só culpa dela). A favela não é o melhor lugar do mundo, mais as pessoas que estão lá merece tão respeito como qualquer outra pessoa. O Brasil é rico, mais falta alguém que realmente comanda ele direito.
    http://arquivodeletado.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, adorei o blog, matérias interessantes. Beijos!
    FB
    http://dudalisboa26.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MTO...FOSTE MTO FELIZ EM SEUS APONTAMENTOS.PRECISOS,CLAROS.
    ESTA VISAO QUE AS PESSOAS TÊM DE "FAVELADOS',
    CURTIR..EXPOR SEUS SENTIMENTOS...FALAR DESCONTRAIDAMENTE...PARECE QUE INCOMODA AS PESSOAS...É ISSO MESMO...SER VERDADEIROS ,SATISFAZ MAIS...DÁ ESTABELIDADES EMOCIONAL....

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu texto, parabéns!

    Beijos
    FB
    http://www.decorpenduricalhos.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O chamado Pré Conceito acaba deixando as pessoas insensíveis... òtima reflexão

    FB - Giovana por Giovana - www.giovanaporgiovana.com.br

    ResponderExcluir
  9. É! O teu amigo foi realmente infeliz.
    Primeiro, como tu disseste, morar na favela não faz a pessoa menos digna. Há muita gente de bem que trabalha e mora lá e muito corrupto que mora em prédios de luxo e não tiram fotos para não serem reconhecidos depois.

    E depois ele se esquece dos Japoneses que adoram tirar fotos, vivem tirando fotos. Eles são favelados, de acordo com o relato dele?

    Infelizmente o preconceito ainda existe. E a partir de agora toda vez que eu tirar uma foto vou pensar: Oba! Sou favelado - rsss.

    Cada um que aparece.... só rindo.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você, ótima reflexão
    FB http://muitotopne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Confesso que tenho preconceito com pessoas que falam desse jeito, tinha uma colega na escola que tudo pra ela era coisa de pobre, mesmo ela sendo pobre também, me dá uma angustia tremenda de ouvir isso. Não é porque tenho menos dinheiro ou oportunidades que sou pior ou melhor que ninguém.
    Enfim, Beijinhos.

    FB
    http://blog.chocowlat.com
    www.facebook.com/chocowlat

    ResponderExcluir