A emoção e a razão

4 de novembro de 2013




“Quem me dera
Ao menos uma vez
Acreditar ao menos um instante
Em tudo que existe.”

                             
Há momentos em que separar a razão da emoção faz toda a diferença, mas pessoas sensíveis; escritores , poetas, artistas de uma forma generalizada, sentem muita dificuldade em estabilizar este equilíbrio, pois quando lidamos  com  arte não podemos nos limitar, temos que dar asas à imaginação, sonhar é tudo o que nos faz viver e respirar .
Pequenas atitudes alheias podem nos machucar  e nos remeter ao “mundo da fantasia”, e quando passamos pelo  “túnel imaginário”, não conseguimos  discernir  aonde vamos, se queremos, se fomos  mal entendidos ou simplesmente excluídos!
Questionamos sempre...
O que nos fortalece é a certeza de que podemos contar com alguns amigos, que nos impulsionam para positividade e nos mostram um lado muito especial da vida, não importa se somos “razão” ou “emoção”, o que nos importa é o sorriso que trocamos, o olhar carinhoso direcionado para a nossa pessoa, quando estamos em crise e precisamos nos equilibrar.
Os verdadeiros amigos não nos abandonam nas dificuldades; muito pelo contrário, eles nos fortalecem.
Com a maturidade aprendemos a direcionar melhor nossos impulsos e nossas emoções, não somos tomados pela “paixão”, que é avassaladora e efêmera, há uma facilidade maior em lidarmos com a razão na hora certa. Muitas vezes deixamos para nos emocionarmos no quarto , quando estamos sozinhos , pois não devemos demonstrar fragilidade para o que chamamos de “convívio social”, este não perdoa; se somos fracos, estamos banidos do grupo. Há uma hipocrisia muito grande entre os seres humanos; todos estão sempre em posição de defesa, e a guerra é contínua, vence o mais esperto, aquele que usa seu escudo e não se deixa influenciar nem se intimida!

Questionamos sempre...


“Quem me dera
 Ao menos uma vez,
 Explicar o que ninguém consegue entender.”

6 comentários:

  1. Eliane, ler realmente é entram em um mundo mágico é sair do mundo real. Onde ninguém vai nos questionarmos isso é fantástico, podemos viajar na imaginação do escritor...Adorei o texto bom demais. Bjs querida

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto e a frase em ênfase.
    Passei pra conhecer seu blog e adorei tudo!
    Já estou seguindo, retribui?
    Beijinhos
    Blog Jana Nogueira| Fanpage| Twitter| Youtube

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto flor e concordo aprendemos a nos controlar mesmo é com o tempo.

    bjs
    tudoqueeuseiegosto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pura verdade ”Os verdadeiros amigos não nos abandonam nas dificuldades; muito pelo contrário, eles nos fortalecem ” quem nunca ajudou um amigo na hora de dificuldade e quando precisou a pessoas desapareceu ? Adorei aqui *-*
    oque-fazer.com

    ResponderExcluir
  5. Olá querida vim através do face te seguindo retribui ,vou ficar muito felizzzzzzz
    http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir