O preconceito e a sociedade

10 de setembro de 2013



“Mas é claro que o Sol, vai voltar Amanhã
Mais uma vez eu sei... Escuridão   já vi pior
De endoidecer gente sã,
Espera que o Sol já  vem..."

Esta semana  assisti a um programa de televisão que falava sobre o preconceito racial no nosso país, e uma jornalista declarou com muita emoção sobre o que sofreu na infância e na adolescência com o bullying na escola e nas atividades sociais.
É vergonhoso sabermos que  no século XXI ainda há pessoas que veem o ser humano “negro” como um “escravo”, estamos falando de país “emergente”, mas as nossas raízes devem ser valorizadas, a mestiçagem faz parte de nosso sangue, o que nos torna mais sensíveis, mais alegres, não podemos pensar em evolução com pensamentos tão ultrapassados e absurdos.
A Judoca Rafaela, moradora da Cidade de Deus ,revelada num projeto social, era uma das esperanças do Brasil na categoria “leve” e  foi “xingada” de “macaca” no twiter, por ter sido desclassificada na Olimpíada, ao pegar a perna da adversária com as mãos .A jovem de 20 anos entrou em desespero, pois nunca imaginou ser tão humilhada!
Lembrei-me  de uma amiga da faculdade, que era” negra”e “linda”, mas tinha muita dificuldade econômica e quando perdeu seu emprego como secretária de um consultório médico, começou a busca por um novo lugar no comercio, enviava currículo sem retrato e algumas lojas do shopping a chamavam, mas quando se apresentava era olhada de uma forma “discriminada”, conversavam um pouco com ela, mas logo era dispensada. Quando essa amiga me contava, sinceramente,  nunca acreditei, sempre imaginei que era fantasia ou que de repente não enviasse os currículos. Quando estávamos no último ano, ela ainda não havia conseguido um trabalho , o que a levou a fechar a matrícula e até os professores ficaram tristes, não foi possível continuar, pois a dívida estava muito alta com a faculdade e precisava negociar e parar. Foi assim, que seu sonho teve fim .Casou-se  alguns anos depois, teve um filho e se transformou na perfeita “escrava do lar”, o que a sociedade determinou para sua vida!

“Tem gente  que machuca os outros,
Tem gente que não sabe amar,
Mas eu sei ,um dia a gente aprende.
Quem acredita,
Sempre alcança."

7 comentários:

  1. Fico me perguntando quando os brasileiros vão parar para pensar que todos nós temos origem "negras". Eu sou parda, bastante morena, e meu pai é negro. Já sofri preconceito, pois já me julgaram não ter dinheiro por ser negra. Isso é horrível, espero e rezo para que o Brasil e o Mundo acorde!
    Amei o post, amo os assuntos que são tratados no seu blog, você estar de parabéns!
    Beijoos.
    http://naninhadaflon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho não, tenho certeza! O preconceito não deve existir, se formos preconceituosos, estamos sendo preconceituosos com nós mesmos, pois o Brasil é um pais miscigenado, a mistura de raças esta presente na nossa cultura, no vestuário, na culinária, e por mais branco a pessoa seja, ela tem uma mistura de raças, seja dos avós, bisavós enfim, eu por exemplo tenho descendência indígena, minha bisa era índia.
    Parabéns pelo post!
    beijos

    http://caprichosdemadame.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o preconceito existe sim hoje em dia. Muitos acham que não existe mais, mas existem muitas formas de preconceito mascaradas por aí. Infelizmente algumas formas de preconceito estão tão "normais" no dia a dia que as pessoas nem percebem, e isso é muito triste. Adorei o post, parabéns pela iniciativa de conscientizar as pessoas desse problema que já passou da hora de acabar.
    Beijos,
    www.ochadastres.com

    ResponderExcluir
  4. Não sei como ainda sobrevive esse tal preconceito, como alguns se veem melhores que outros seja por sua cor, sua classe social, sexo, religião...enfim, depende de nós hoje fazermos essas mudanças nos nossos filhos, para que amanhã o mundo seja um pouquinho melhor.
    Beijo.
    http://Beleza Fácil/

    ResponderExcluir
  5. Realmente,hoje em dia ainda existe o preconceito,mais não só racial,todos os tipos de preconceito,com diferenças de idade,com opções sexual entre outros...
    Onde nosso país,e mundo querem parar,negros são pessoas como nós,e merecem ser felizes também,mais infelizes são aqueles que ainda residem dentro de si qualquer tipo de preconceito.
    Parabéns pelo Post. beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei lidar muito bem com preconceito, fico indignada quando vejo isso acontecendo, pois somos todos iguais e isso basta... amei sei post muito bacana Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Preconceito não nos leva a nada, devemos amar ao próximo assim como Deus nos ama, pois todos somos iguais.
    http://carvalhosmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir