Apreciação de Contos #2 Liberdade, de Felipe Santiago

1 de setembro de 2013
Foto retirada do blog do autor!



Felipe Santiago em sua crônica “Liberdade” postada no seu blog “Noite na Taverna”, me fez refletir sobre a escrita Contemporânea, os  jovens escrevem bastante, mas todos se utilizam de uma linguagem mais “coloquial”, o que os tornam leitores incansáveis.
Na minha juventude isso não era permitido, pois éramos obrigados a ler apenas “Os grandes escritores”, que tornava muitas vezes a leitura cansativa, tínhamos que estar sempre com o dicionário ao lado, pois palavras muito eruditas eram comuns naqueles escritos, desta forma, muitos dos jovens tomavam  verdadeiro ‘horror” pela leitura, e as aulas de literatura eram muito chatas e cansativas.
Hoje, isso não acontece com frequência, novos autores foram surgindo e encantando a “garotada” com linguagens acessíveis a qualquer idade, e justamente encantando os jovens e os induzindo a ler, a escrever, o que sempre foi  objetivo de todo professor comprometido com seu trabalho literário.
Mas chegaram  as “sagas”, e a visão educativa mudou muito, sabemos que precisam conhecer as regras da gramática, que precisamos distinguir norma culta , mas precisamos deixar os jovens encontrarem seus autores , que eles sejam livres para a leitura, não esquecendo das “grandes Obras”, pois precisarão para um concurso, um vestibular.
Felipe, sua crônica se  insere na Modernidade, na leveza com as palavras, e o que me fez encantar foi justamente, a simplicidade e a capacidade de desenrolar sua crônica com muita harmonia.
Indico sua crônica como um exemplo de escritor jovem, que inicia na caminhada da vida de um escritor.
Parabéns pelo seu estilo livre, apreciei muito o conteúdo, pois nos fala de problemas da atualidade e do amor, que  em todas as fases ,em todas as idades, sempre será a fonte de nossa vida!

3 comentários:

  1. Que legal você mostrar o seu ponto de vista, pensando no que era sua juventude e hoje em dia... os novos tempos! Legal ter escritores com a cara mais jovem, creio que isto atraia um público maior!

    Beijos Michellen
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. tem toda a razão...eu amo ler..mais tenho alguns livros antigo e realmente são um pouco cansativo..com suas linguagens nem sempre claras... e é muito bom essa nova era da literatura..assim cativa mais os jovens...e os velhos tbm..rsss...
    Adorei o post... muito mesmo ;)
    Super bjoossss
    http://euamocuidardevc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou amando seu blog e já favoritei para não perder nada, tudo muito clean e a escrita impecável. Parabéns é o minimo que posso dizer. Muito sucesso viu! ♥

    www.nadaperfeita.com

    ResponderExcluir