Dicas de Escrita #1 Mensagem do Texto

5 de agosto de 2013


Todo texto encerra uma mensagem: uma significação. Por isso, deve ser um todo, um conjunto de palavras que formam sentido.
Quando produzimos uma redação, precisamos ter em mente que estamos escrevendo para alguém.
Inicialmente,reforçamos a ideia de que um trabalho de redação é , antes de um trabalho de criatividade e de emprego particular da linguagem. Portanto, é muito pessoal, subjetivo; cada cabeça, um estilo. Consideramos um absurdo a tentativa de um texto, de elaborar um “modelo” a ser seguido ou, pior ainda, um gabarito para redação (não confundir com o trabalho de reflexão e análise sobre textos de bons escritores, considerados modelos; tal trabalho é proveitoso para que possamos fixar nosso estilo. Entretanto, mesmo sendo um trabalho subjetivo, de criatividade, de um estilo individual, podemos enumerar algumas qualidades e alguns defeitos que, em regra, devem ser observadas, podemos citar : correção, clareza, concisão e elegância.

2 comentários:

  1. Também nunca fui a favor de um modelo a ser seguido de redação, que diz que introdução deve ter 3 linhas. O desenvolvimento 1, 7 linhas, desenvolviento 2, 7 linhas e a conclusão, umas 5 linhas.

    Isso, de certa forma, limita o pensamento de quem escreve. Temos que ser livres, e quem ensina deveria incentivar isso. Mas claro, ter um critério de correção, como sugeriu: "clareza, concisão e elegância."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, a escrita é livre, mas devemos seguir alguns critérios...exatamente o que penso!

      Excluir