Como vencer a inveja: 5 Dicas Eficazes para Afastar o Mau Olhado

18 de julho de 2019


INVEJA





Como Vencer a Inveja: 5 Dicas Eficazes para Afastar o Mau Olhado

Há muitas emoções no ser humano, desde sentimentos positivos para consigo mesmo ou para com outras pessoas que estão em seu ambiente; assim como aqueles sentimentos que podem ser considerados negativos; a inveja é um desses sentimentos não tão bons.

O que é a inveja?

Este estado sentimental ou mesmo mental, geralmente ocorre quando você não tem algo e alguém o tem; isto pode ser devido a pessoas, objetos e outras coisas que outra pessoa tem em sua posse e quem está apresentando este sentimento anseia e quer para si mesmo.

Esta ação foi apreciada nas sagradas escrituras da Bíblia, como um pecado capital no cristianismo; é assim tomada porque pode levar à realização de outros pecados, quebrando assim a cadeia de amor proclamada por Jesus; os sete pecados capitais foram nomeados pelo sessenta e quatro Pai da famosa Igreja Católica.

Há um versículo bem conhecido de um poema chamado Purgatório, escrito por Dante Alighieri, que conta como ele vê a inveja em seus olhos e o que ele diz é que é amor pelos bens do outro, e que essa pessoa deseja privar aqueles que os têm desses bens e fazê-los seus.

Dentro do campo da psicanálise existem várias definições para inveja e isto é o mais importante; é o sentimento de tristeza pelo bem de outra pessoa, um sentimento que não tolera que a outra pessoa esteja indo bem e que o que eu gostaria que fosse muito pior.

A inveja pode ser combatida?


Se alguém quiser se livrar desse sentimento, deve primeiro começar a entendê-lo bem e por que está acontecendo; mas não é algo simples se não for realmente compreendido, a única coisa clara que existe é que é um sentimento de injustiça porque alguém tem algo que a pessoa quer.

Uma coisa que muitos especialistas recomendam é não se concentrar no que não se tem e fazê-lo no que se faz; as pessoas muitas vezes cometem o erro de passar todas as coisas boas em suas vidas despercebidas e focando no que gostariam de ter, e que com o simples fato de poder respirar, ter um teto sobre sua cabeça é suficiente.

O agradecimento pelo que você tem é o primeiro passo para que este sentimento vá o mais longe possível; o agradecimento que você pode ter acesso a comida e água, que você pode sair para trabalhar todos os dias e que você tem todos os seus sentidos totalmente funcionais, é uma tarefa que deve ser feita diariamente.

Há pessoas no mundo que não podem ter esses privilégios que podem ser comuns a alguém, porque há pessoas que lutam com doenças terminais ou crianças pequenas nas ruas mendigando em busca de comida, há coisas muito mais importantes do que ansiar por coisas que outra pessoa tem.

Não é um processo simples, já que nenhum sentimento negativo é fácil de lidar; mas com um pouco de esforço pode ser alcançado, e se uma pessoa apresenta sinais de inveja, deve simplesmente ser ignorada e não dada a importância que pode ser usada em coisas mais produtivas.

5 dicas úteis para combater a inveja


1.           Manter-se grato pelas pequenas coisas e alegrar-se pelo bem dos outros é uma das coisas que as pessoas não podem fazer simplesmente; mas se elas começarem passo a passo e pararem de pensar egoisticamente, elas perceberão como é bom estar contentes com quem mais consegue.

2.           Ver todo o bem que se tem em si mesmo é outro dos grandes passos para alcançar um pensamento diferente e ver que a inveja não deve ser algo necessário; o que foi alcançado através dos anos será sempre a melhor recompensa.

3.           Ter certeza de que você pode superar qualquer obstáculo, é outra das maneiras mais úteis para combater a inveja, porque se alguém está em constante obsessão com o que outra pessoa tem, você vai automaticamente agitar os pensamentos e inveja vai sair vitorioso.

4.           Seja grato a Deus por tudo o que alcançou durante a sua vida e ao mesmo tempo peça-Lhe que continue a protegê-lo e a impulsioná-lo economicamente, para que você possa ver frutos naturais e não pensamentos que querem afetar outra pessoa por ter algo. Para isso pode fazer uma dessas orações contra inveja.

5.           Ajudar os outros é outro dos conselhos mais acessíveis, porque se você vê um colega, seja do trabalho ou da escola que precisa de algo e você tem, ajude-o, porque no final você vai ganhar e você não vai estar pensando sobre como é ruim não ter algo que você tem.

Jose Gomes




3 comentários:

  1. Obrigada,amigo!
    Sim, rezar para o anjo da guarda sempre é ótimo mesmo!
    bjos e bom fds

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia diz que a inveja corrói até os ossos. Devemos nos policiar para não nutrir esse sentimento.
    Gostei muito do post.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo !
      A inveja é terrível mesmo, corrói ossos e almas...
      lindo fds

      Excluir